sexta-feira, 22 de outubro de 2021

GINCANA DO CONHECIMENTO - 5º ANO

 

A GINCANA É UM RECURSO DIDÁTICO E AUXILIA NO PROCESSO DE ENSINO - APRENDIZAGEM. 

 
Segundo Souza (2007), recurso didático é todo material utilizado como auxílio no ensino-aprendizagem do conteúdo proposto para ser aplicado, pelo professor, a seus alunos. Atualmente é essencial procurar diferentes formas e novas metodologias de ensino a fim de manter os estudantes motivados. Deste modo, é fundamental elaborar diferentes atividades durante o ano letivo como gincana escolar, para que os alunos se envolvam, fazendo parte de uma equipe e que podem fazer a diferença no grupo, desenvolvendo assim a cooperação, socialização e aprendizagens e interessados em aprender.

Portanto podemos perceber que a gincana é um recurso importante no processo de ensino-aprendizagem, que pode servir de auxílio para que os educandos possam ter uma aprendizagem significativa, pois além de ser uma atividade divertida, envolvendo competição, trabalho em equipe e busca pelo conhecimento traz momentos de integração, socialização, inclusão e o respeito às limitações dos estudantes, valorizando habilidades diferentes que irão aparecer dentro do grupo.

Ao pensarmos o contexto escolar, sua diversidade e pluralidade, os alunos com limitações e deficiências estão presentes e serão competidores nas atividades sugeridas, sendo essas, fundamentais, entendendo que as políticas educacionais precisam contemplar todos os cidadãos, independente das diferenças.

Por meio de gincanas, procura-se incentivar a descoberta de novos talentos, estimularem atividades recreativas, abordar problemas relacionados ao cotidiano dos alunos para que estes se envolvam naturalmente com as disciplinas a fim de torná-las mais interessantes.

A Escola Delzuite Barroso parabeniza o professor Ademilton da Silva Lima Júnior pela excelente estratégia de ensino utilizada com seus alunos, principalmente neste tempo em que vivemos uma pandemia, incentivar a aprendizagem dos alunos é fundamental para que o ensino aprendizagem aconteça com qualidade.



Prova Morto Vivo

Questão de Ciências

Questão sobre o sistema Monetário

Compondo números naturais com o material dourado

Aluno com necessidades educacionais especiais. Realizando atividade de composição de números com o material Dourado. Conhecimento é Inclusão




Nenhum comentário:

Postar um comentário