segunda-feira, 28 de junho de 2021

 A escola vai até a comunidade:  Ação de busca ativa dos alunos para matrículas e rematrículas  para o ano letivo de 2021.  
Equipe da Escola Delzuite Barroso realizando ação de matrículas na comunidade

Durante toda a semana dos dias 21 de junho á 25 de junho de 2021, a equipe da Escola Delzuite Barroso Braga de Araújo, localizada no Bairro de Copacabana, realizou a ação de busca ativa para recuperar crianças em idade escolar que estão fora da escola. A Ação mobilizou todos os segmentos da comunidade. Foi realizado inicialmente uma conversa pela equipe gestora da escola, sensibilizando para a questão de déficit de alunos que agravou-se com o surgimento da pandemia de Covid-19. Foi realizado um planejamento, mapeando os locais a serem visitados e a divisão de grupos para que seja contemplado todas as localidades.

 

 
A busca ativa escolar é uma estratégia de controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. Com isso, foi realizado visitas no Bairro Avelino Leal ( bairro novo), Copacabana, Rotatória sentindo Cruzeiro do Sul e a Aldeia 27 na Br 364.         

Na ocasião foi realizado matriculas e rematrículas, divulgação de informações referente ao início do ano letivo 2021, sobre entrega dos cadernos de aulas remotas, atualização de números de telefone para a integração das famílias nos grupos de whastapp das turmas. 
       

 Encerrando a semana de matrículas em campo a equipe da escola junto com o apoio do Núcleo de Educação e a coordenadora do Núcleo Janaina Furtado e cordenadora da busca ativa escolar Katiana Lopes foi até a Aldeia Pinuya no km 27 da BR 364 sentindo Cruzeiro do Sul, para realizar as matriculas e rematrículas dos alunos que residem no local e estudam na escola Delzuite Barroso. A equipe foi recebida pelo Cacique Assis Kaxinawá e sua família, que foram bastante receptivos dando apoio e auxiliando junto as famílias da Aldeia para que fosse realizado a ação .
               
Todas as visitas e procedimentos realizado pela equipe da Escola Delzuite obedeceu  as normas sanitárias de combate e controle a proliferação da Covid-19. 
  
A pareceria entre família e escola é um dos principais elementos para o sucesso da educação. É comum acreditar que cada um deve cumprir seu papel separadamente. No entanto, os pais e a instituição de ensino devem estar em constante sintonia, tendo como objetivo final o pleno desenvolvimento do educando.  






Um comentário:

  1. A Escola Delzuite Barroso Braga de Araújo busca realizar um trabalho de parceria junto a comunidade. Esta ação de busca ativa, surgiu a partir do cômputo de matrículas da escola está inferior ao ano anterior, causado pelas consequências da pandemia do Covid-19. Muitas famílias não compareceram a escola para renovar as matrículas dos alunos. Durante uma semana a equipe de professores e funcionários foi em busca de resgatar os alunos da escola e fazer novas matrículas de casa em casa, tomando todos os cuidados de higienização e prevenção. Para nos dirigirmos à Aldeia 27, uma localidade longínqua, contamos com o apoio de SEE. Queremos deixar nossos agradecimentos a toda comunidade pelo acolhimento e receptividade. Agradecemos também a SEE, na pessoa de nossa coordenadora geral Janaína Furtado.

    ResponderExcluir